Forro em placas de gesso
Esse tipo é o mais conhecido e, normalmente, é bem mais barato que o forro de gesso acartonado. Ele é feito com placas de gesso encaixadas, de forma que precisa ser instalado por profissionais realmente qualificados para que se obtenha um alinhamento perfeito.
Contudo, o que algumas pessoas não gostam neste tipo de forro é que ele demanda mais trabalho na colocação e faz bastante sujeira até ficar pronto. Ele também é um pouco mais pesado que o forro de drywall, pois a dimensão das placas é menor, precisando de mais arames para sua sustentação. Por outro lado, pelo custo/benefício do material, o forro em placas é uma ótima opção para ser colocado em ambientes não tão grandes, onde o risco de dilatação é menor e onde ele não ficará tão pesado.
Forro de drywall ou acartonado
Este tipo de forro é mais moderno e também mais tecnológico que o anterior. Ele é feito com grandes placas de gesso revestidas por papel acartonado, que são parafusadas em uma estrutura metálica. Como possui espessura fina, o forro de drywall permite que você ganhe mais área útil, além de que pode ser utilizado em ambientes de qualquer dimensão.
A colocação do forro se dá de maneira mais fácil, rápida e sem gerar sujeira e resíduos como o forro em placas. Suas características de instalação permitem um excelente acabamento, sendo que o material também é muito versátil para a elaboração de projetos estéticos. Outra vantagem é que, com o tempo, este forro não costuma trincar ou ficar amarelado como o gesso tradicional.
Sendo mais tecnológico, esta opção também oportuniza melhores instalações elétricas e hidráulicas, bem como possibilita maior isolamento acústico e o melhor controle da temperatura interna do ambiente. Em compensação, por todos estes benefícios e por ser mais atualizado, o forro de drywall costuma ser bem mais caro. No entanto, seu uso tem aumentado progressivamente no Brasil, de modo que a tendência é os preços baixarem pouco a pouco, em função da concorrência gerada.
Ambos os forros de gesso são muito úteis e agregam um valor estético considerável a sua obra. Porém, se seu espaço não é tão grande e você prioriza o custo, valerá mais a pena investir no forro em placas. Agora, se você tem um espaço grande e prioriza facilidade de instalação e maior funcionalidade, o forro de drywall será uma excelente escolha, ainda que mais caro, os dois tem a mesma aparência, ou seja, visualmente não tem como saber qual é qual.
Sancas e Rebaixos
O Drywall (gesso acartonado) é mais prático e rápido na hora de montar, aguenta mais peso do que as placas de gesso, não tem perigo de trincar e não amarela, pode ser usado em áreas úmidas como banheiro (nesse caso o drywall tem que ser a chapa verde), se precisar de alguma manutenção ou instalação de pontos elétricos e hidráulicos o drywall é bem mais prático, é mais resistente a mofo e permite isolamento acústico e térmico. Logo se vê que ele é a melhor opção para rebaixar o teto. Pode ser mais caro que o gesso mas compensa pelas suas vantagens
As sancas, disponíveis em diversos tipos, são ótimas para quem não pode ou não quer rebaixar o teto mas que, ainda assim, quer ter um projeto bacana de iluminação. E vamos ver agora, quais os tipos de sancas:
Sanca fechada
com acabamento fechado nas laterais e a iluminação feita por pontos de lux como os spots
Sanca fechada
com acabamento aberto na lateral, com opção de iluminação indireta no ambiente
Sanca Invertida
e a iluminação fica direcionada para elas ou nas janelas
http://www.topadecorar.com.br/2015/03/rebaixo-de-teto-tipos-de-sancas-e.html
http://www.plantasdecasas.com/forro-de-gesso-tipos-e-vantagens/