A origem do vidro é imprecisa e, portanto, cercada de mistérios. Estudos indicam que objetos de vidro foram encontrados dentro das pirâmides do Egito. No século XX, com o predomínio da arquitetura moderna e do estilo internacional, o vidro torna-se ao lado do concreto e do aço, material de excelência. Projetos como a casa Farnsworth, um clássico da arquitetura, de Mies Van der Rohe, contribuíram para popularizar as qualidades estéticas deste material misterioso, resultado do aquecimento de uma mistura de areia, sulfato ou carbonato e cal a uma temperatura de 1500º C.
Hoje também é possível decorar e incrementar as qualidades estéticas dos ambientes com o uso adequado dos diversos mobiliários de vidro disponíveis. Além disto, o vidro, por sua natureza maleável, permite a criação das mais inimagináveis soluções.
Mesas de centro de vidro
As mesas de centro de vidro emprestam, além de sua funcionalidade, sua transparência e elegância ao espaço da sala de estar. O seu emprego é ideal quando se deseja destacar o protagonismo de determinadas peças.
Objetos flutuantes no centro da sala de estar
Mais um ótimo exemplo do uso de mobiliário de viro. Novamente um projeto de Gisele Taran Arquitetura, no qual a mesa de centro circular de vidro estabelece uma relação harmoniosa com as poltronas de formas sinuosas. Além de preservar o protagonismo da vista para o jardim externo e o verde exuberante, o mobiliário de vidro faz os objetos flutuarem no ambiente.
Mesas de vidro que se curvam
O formato curvo do mobiliário concilia-se perfeitamente com os demais objetos, poltronas, sofá, criados mudos e o piano, e sua transparência e elegância reforçam o protagonismo da obra de arte no centro da sala de estar.
Cristaleira de vidro
Com o uso da criatividade, os mobiliários de vidro podem criar efeitos surpreendentes. Neste projeto, as duas cristaleiras de vidro com fita de LED emprestam sua sofisticação e seu requinte à sala de jantar. As cristaleiras de vidro iluminadas com LED decoram o ambiente como duas esculturas de vidro.
Escada de vidro temperado
Além das qualidades estéticas, transparência, leveza e requinte, o vidro é um material muito resistente e pode ser utilizado em escadas, corrimãos e guarda corpos, emprestando a estes elementos uma sofisticação e beleza plástica únicas, como denota este projeto.
Acessórios e esculturas de vidro
Diversos ambientes também podem se beneficiar das qualidades práticas e estéticas dos mobiliários e acessórios de vidro. O mercado disponibiliza inúmeras possibilidades, como esta mesa, a Abyss Table, da Duffy London, uma verdadeira escultura.
https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/18920/mobiliario-e-acessorios-de-vidro-requinte-e-sofisticacao